Língua Portuguesa 7ª A - CMA

FILME: A ILHA DA IMAGINAÇÃO

Sinopse

Nim Rusoe (Abigail Breslin) é uma garota que vive com seu pai, Jack (Gerard Butler), em uma ilha isolada. Nim vive feliz, divertindo-se com seus amigos animais e usando a imaginação nos livros, em especial os do aventureiro Alex Rover (Gerard Butler), seu herói preferido. Um dia Jack parte em uma expedição a um atol em busca do protozoário Nim, a grande descoberta que sonha fazer, deixando a filha sozinha na ilha. A previsão é que ele retorne dois dias depois, mas uma inesperada onda danifica seu barco e o deixa à deriva. Neste período Jack recebe um e-mail de Alex Rover (Jodie Foster), a autora dos livros do personagem. Empolgada, Nim logo o responde, sem saber que seu ídolo é na verdade uma mulher. Alex deseja informações sobre o vulcão da ilha em que Nim vive, para usá-las na confecção de seu novo livro com o personagem. Quando descobre que ela é apenas uma criança e está sozinha em uma ilha isolada, Alex enfrenta a maior dúvida de sua vida: deve enfrentar a fobia que tem para sair de casa e tentar ajudá-la? 

 Resenha
 

A Ilha da Imaginação (Nim´s Island, 2008) é um filme com direção de Jennifer Flackett e Mark Levin classificado como aventura e comédia. Trata-se de uma grande aventura recheada com muita comédia deliciosamente proporcionada pelo comportamento neurótico, fóbico e obsessivo compulsivo de Alexandra Hover, interpretado pela bela atriz Jodie Foster. Outro destaque é a atenção dispensada aos livros e a leitura, no sentido deque podem nos proporcionar viajar pelo mundo real e irreal, através da imaginação e das fantasias que não encontram barreiras nem censuras. –Penso que se esse aspecto for desconsiderado o filme acaba sendo tachado como “bobinho” .Nim, a personagem central interpretada por Abigail Breslin, é uma garotinha cheia de imaginação que vive em uma ilha vulcânica e não freqüentada por outras pessoas; desde a morte da mãe, Nim e seu pai que é biólogo e cientista, moram em harmonia com a natureza, vivem dos recursos naturais, mas também possuem energia elétrica, acesso à internet,comunicação via satélite, etc.O pai passa o dia pesquisando animais e fenômenos naturais. Nim prefere a companhia dos seus animais de estimação exóticos (pelicano, lagarto e leão-marinho) e dos livros de aventura do herói Alexander Hover de autoria da famosa escritora Alexandra Hover.Certo dia o pai parte em alto mar para realizar pesquisas, porém, uma forte tempestade acaba danificando seu barco, impossibilitando-o de chegar dentro de dois dias conforme havia prometido a Nim. Enquanto isso, em outro continente, a escritora, com seu comportamentonada convencional e muitas vezes “desajeitado”, vive reclusa no seuapartamento pelo fato de sofrer com fobia de lugares que não sejam os seus habituais cômodos. Sua única companhia é a imaginação que possibilita estar acompanhada do herói que funciona como um “repreensor” dos seus comportamentos, sempre desafiando Alexandra a superar os problemas. Em busca de encontrar uma forma de “matar” o famoso herói de seus livros, a escritora vai buscar informações sobre o vulcão da ilha habitada por Nim. Apresentando-se como Alexander Hover, encaminha um email para o pai de Nim, cientista que conheceu através dos livros. Como o pai estava “preso” em alto mar, quem acaba lendo e ficando surpresa é Nim, daí ocorrem várias trocas de mensagens. Nesse meio tempo alguns turistas ameaçam transformar a ilha em ponto turística. Juntando com o “desaparecimento” do pai, Nim se sente ameaçada e vê no herói Alexander Hover sua única alternativa, o que a leva a pedir ajuda, por email, à escritora que, depois de muita relutância, acaba partindo em busca da ilha.
Arquivo capiturado via internet: http://pt.scribd.com/doc/4911630/A-Ilha-da-Imaginacao-resenha em 18/03/2013.

ATIVIDADE PARA A TURMA: 7ª SÉRIE A

Após assirtir ao filme, A ilha da imaginação, fazer as leituras: sinopse e resenha aqui no blog, indentifique os cinco (05) elementos da narrativa.

1. Narrador (personagem ou observador)
2. Personagens (Quem?)
3. Acontecimentos; fatos (O quê?)
4. Momento; tempo (Quando?)
5. Ambiente; lugar (Onde?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário