quarta-feira, 6 de abril de 2011

Crônica - A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM NOSSAS VIDAS

Certo dia, ao terminar uma aula de literatura brasileira, uma aluna se aproxima de mim e fez a seguinte pergunta: - Professor! Qual a importância da literatura para nossas vidas?
            Sem analisar a profundidade desta pergunta, automaticamente, respondi: - Literatura é a arte de escrever boas histórias.
            A aluna agradeceu e foi-se embora. Mas, o impacto desta pergunta ficou registrado no meu inconsciente. E ao ir para casa o meu consciente busca no inconsciente: - O que é literatura? Qual a importância; Literatura; Literatura; Há importância para nossas vidas? O que a literatura fez em minha vida? E, assim, continuou em minha casa, no meu quarto, na cama: - O que é literatura?
            Sendo a literatura uma arte de escrever boas histórias como a respondi, então, seria uma atividade dispensável, não necessária, apenas uma diversão que somente pessoas com muito tempo livre poderia se permitir.
            Neste caso, pensei! A importância da literatura para nossas vidas é apenas um passatempo?
            NÃO!
            Eu não poderia crer: meu trabalho, minhas pesquisas, quanto tempo dedicado a arte literária seria apenas para oferecer um passatempo a outrem.
            Aquela pergunta!
            Pergunta de uma simples aluna. Fez-me tomar os pensamentos de Paulo Freire: “Educar é participar do processo de crescimento do outro”. Isto é, educar não é de exclusividade do professor, mas sim, de todos que estão envolvidos no processo de construção do saber, pois, aquela aluna, com sua simples pergunta, estava fazendo com que eu crescesse tanto como profissional como estudante.
            E, como aprendi com os filósofos, crescer intelectualmente, é pensar, é formular novos conceitos, e, pensando, vi que a Literatura não é apenas para os que querem se divertir, passar o tempo, mas sim, uma grande e importante ocupação intelectual estimulante e enriquecedora do espírito humano, uma atividade insubstituível para a formação de cidadão na sociedade moderna democrática.
            Por meio da leitura de autores como: Cervantes, Shakespeare, Dante, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes entre tantos outros entendemos um ao outro, aprendemos que somos seres humanos independente de posição social, hierárquica, geográfica, idade, nível intelectual.
            Por meio de contos como: “A cartomante” de Machado de Assis que aprendemos como se processa o psicológico do ser humano. Com leituras de ROMANCES: “Vidas Secas” de Graciliano Ramos respeitamos a cultura e o povo sertanejo. Ainda pelos romances conhecemos novas culturas e nos emocionamos (ex.: cultura mulçumana: o caçador de Pipas e Cidade Sol de Khaled Hosseini), viajamos pelo mundo da imaginação com Monteiro Lobato e pelo mundo fantástico de Nárnia que C.S. Lewis nos trouxe.
            Ler uma boa literatura é ainda aprender o que e como somos – em toda nossa humanidade, nossos sonhos e fantasias.
            Harold Bloom no seu ensaio literário: Onde encontrar a sabedoria? Mostra que nem mesmo a filosofia, a história ou as artes conseguiria levar o conhecimento de mundo por um discurso acessível ao leigo.
            Pela Literatura nós somos herói, bandido, “carpinteiro do universo inteiro como já dizia o poeta-músico Raul Seixas.
            Portanto, a importância da literatura para nossas vidas é infinita.

 Marcos Brito Lago

4 comentários:

  1. Além de a literautra nos levar a uma auto compreensão, leva-nos também a uma compreensão de mundo e como nos portamos diante dele... além de o fato de escrever ser a expressão do que pensa, e desta forma, poderemos influenciar e transformar o meio em que vivemos! muito bom o texto! =)

    ResponderExcluir
  2. A literatura surgiu nos primórdios da humanidade, onde o homem ainda nem sabia da escrita. A literatura é uma forma de todo o pensamento, sentimento e palavras ou seja, tudo aquilo que o escritor tira de sua imaginação e tranfere para um papel seus sentimentos. A Literatura foca-se na expressão nas palavras e na linguagem e tem como o objetivo de aproximar do imaginário

    QUERIDO MARCOS ADOREI A CRONICA DE HOJE FORTE ABRAÇO IVONETE LEALL ♥

    ResponderExcluir