segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cordel:ABC de Zezinho dos Laços


Jason de Brito Meira (In memoriam)
[A]sete ano eu ritirei de Porto Alegre a Arião,  
Porque matei uma onça que estragava o sertão,
Cujo foi Zezim dos Laços o primeiro meu patrão.
Bernardino da caraíba coroné Moura na Ladeira,
Mandou que eu matasse Zezim e cumprisse minha cegueira,
Foi bem recomendado até o Bom Jesus dos Meiras.
Cassiano do Arião é quem mais me prisiguia,
Neste alto sertão na comarca da Bahia,
Vivi muito e passei bem gozei muita simpatia.
Dissi para o Jequié levei a recomendação,
De Neco e seus amigos e quem tinha a proteção,
Visitado de Antoim Missias me trazia um requeijão.
Estava eu no Jequié as onze hora do dia,
Me chamou particular: Guena, Timótio e Missias,
Se eu matasse a Gabriele não reparava a quantia.
Fichamo nosso contrato considerado por ganhado,
Quando foi no outro dia Siliveira foi delegado,
Por que matou um jagunço, logo saiu processado.
Guena, Timótio e Missias já me chamava irmão,
Se eu matasse Gabriele tinha onze contos na mão,
Que eles era delegado aproveitasse a ocasião.
Há nove anos eu sou jagunço vivendo e passando bem,
Eu matava e disonrava sem temere e a ninguém,
Quanto mais male eu procedo mais o povo me quer bem.
Indo eu para o Maracás convidado de Zé Antoim,
Zé Antoim de Bento Juca reborto de tiotoim,
Foi morar na boa Vista por tentação do demoim.
José Antoim do Maracás me prometeu de fazer autoridade
Que o governo é seus amigos pra satisfazer sua vontade,
Que matasse Macionillo e roubasse a humanidade.
[K]açomo ocasião de satisfazer seus pidido,
Recebemos carta de aviso que nós era prisiguido
Logo Tiotoim e Taquim esses foi logo recuido.
Logo que recibi carta ritirei com minha bagage,
Encontrei com Cassiano aprovei minha corage,
Troquei tiro eles correu. Fazia por fabulage.
Munido de muita bala moça bonita e dinheiro,
Viajava sempre alegre trazia bons companheiro,
Chegando na Volta dos Meiras ricibir um tiroteio.
Num pudendo fazer viagem eu fiquei disincalmado,
Deixei as moça no Anjico e meu povo separado.
Voltei para Boa Vista para vê se discansava.
Olimpo desceu pro Sul deu parte de Ismulicido,
Tenente Simões preguntou onde está os abandidos,
Na fazenda larga nova onde estava escondido.
Pidindo perdão a Deus disejava ser menino
A dizenove de maio me pareceu Intervino,
Troquei tiro eles correu fiquei quase sem distino.
Quando foi no outro dia tratei de arretirar
Só via tiro e gritos sem corneta abradado
Que Tervino e Glado fez só quem vê pode contar.
Ritirei para o São Migué fui me areunir de novo
Pensei que tinha morrido maior parte do povo
Aí dexei a minha gente como a cocar dexa o ovo.
Siente estava eu, Coroné Paulo me matava
Quando eu chequei na estrada a polícia também chegava
Voltei para a Boa Vista para vê se discansava
Tando eu no Curral Novo mandei um próprio na Quixaba
Neco mando me dizer não quero que o povo sabe
Eu mandei no Jequié o Coroné quase nos acaba
Utima vez que fui no Jequié para vê se visse meus parentes
Não puderam me matar, pois mataram minha gente
Prendendo meus camarada me fizero correr direpente.
Voltei para a Boa Vista, conhecir que estava prissiguido
Lá tinha um sargento que era Ismulicido
Quando eu quis conhecer ele, ele já tinha fugido.
[X]egando no pai Mane aí tomei uma escalda
Onde fui baliado na costa de uma amiga
Donde eu fui carregado
Ypsilone é uma letra que compõe o ABC,
Me leva para cima de uma serra mode o povo não me vê,
Interra numa toca mode o povo não sabe.
Zumbando a dor da morte no dia trinta as onze hora
Meu pai disse a meus irmão nosso chefe morre agora
Vocês vê que eu morro me interra e vão imbora.
TILE é a letra do fim a donde ele findaliza
Dispede de Zeca Cauaçu até dia de juízo,
Na hora que ele dispede José Antoim de aviso.

AUTOR: DESCONHECIDO
DATA: CERCA DE 100 ANOS
FONTE: JASON DE BRITO MEIRA (IN MEMORIAM)
DATA DA GRAVAÇÃO ÁUDIO: 23/03/2004
TRANSCRIÇÃO GRAFEMÁTICA: MARCOS BRITO
ORGANIZAÇÃO DA ESTROFES: MARCOS BRITO

9 comentários:

  1. muito legal amei nunca tinha ouvido nem visto essa história...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal esse cordel não é só engraçado e interessante, mas um forma de contar a história de um período de Jequié e região por meio da literatura. Após postar esse cordel, que meu falecido avô cantava, transcrição grafemática, não são erros ortográficos, resolvi pesquisar e encontrei esse artigo, excelente, de João Reis Novais. segue link do artigo:http://www.uesb.br/anpuhba/anais_eletronicos/Jo%C3%A3o%20Reis%20Novaes.pdf

    ResponderExcluir
  3. Quanta vez ouvir o meu avô cantar e falar esse cordel.

    Tonhão esta de parabéns de esta homenageando o nosso avô.

    ResponderExcluir
  4. Amei achei muito lindo, essa história é muito emgraçada

    ResponderExcluir
  5. Ola Continue Enviando seus Links Para o portal nexus
    Trokamos de template esta mais facil de usar entra la e aproveita copia o codigo do banner esse seu ae ta escrito ''dondras''? estranho
    quanto o post foi mal moro em rondonia.
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. MEU VOVÔ QUERIDO TE AMO !
    QUANTAS E QUANTAS VEZES EU LHE OUVIR O SENHOR CANTA ISSO ERA MUITO ENGRAÇADO !
    DE SUA JULLIA SANTOS BRITO MEIRA SUA NETINHA NOVINHA

    ResponderExcluir
  7. OLá, eu sou bisneta de Zezinho dos Laços e da família Brito. Moro em Vit da Conquista. Se tiver alguém parente, desejo manter contato.
    Meu email: pollybrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. OLá, eu sou bisneta de Zezinho dos Laços e da família Brito. Moro em Vit da Conquista. Se tiver alguém parente, desejo manter contato.
    Meu email: pollybrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, sou bisneta de Zezinho dos Laços, gostaria muito de contactar com parentes que a nossa família aqui de Vitória dá conquista desconhece!!!

    ResponderExcluir