sexta-feira, 8 de abril de 2011

DINOSSAUROS: FICÇÃO OU REALIDADE? O QUE A BÍBLIA DIZ?

Há anos a teoria da existência de seres pré-históricos que habitaram a Terra desperta o interesse da sociedade. Os Dinossauros, nome dado a esses seres, têm inspirado a grandes mestres da ficção cinematográfica, que dão vida a eles através de suas obras. Entretanto, a grande interrogação é: eles realmente existiram? Ou é apenas uma criação fictícia?
A ciência tem como álibi as descobertas arqueológicas de fósseis desses seres e, que hoje são as maiores prova de sua existência passada.
Um conjunto de fósseis pertencente a um Dinossauro de aproximadamente 160 milhões de anos foi achado na província de Yunnan (Dong Zhiming – 2003). Como, então, negar sua existência sendo que existem provas científicas contundentes?
Todavia, como aceitar essa teoria se a Bíblia não os relata na criação?
Essas perguntas são possíveis de se explicar através de uma investigação exegética das Escrituras Sagradas.
A Bíblia inicia suas narrativas relatando a criação da Terra: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Gn. 1.1. Mas no versículo seguinte diz: “a terra era sem forma e vazia” Gn. 1.2. Então, criou Deus uma terra caótica? Sem forma, vazia? Passando a organizá-la a parti do terceiro versículo de Gênesis? Não! Pois, Isaias deixa claro que a terra criada no princípio foi em estado de perfeição. “...O Deus que formou a terra e a fez; estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada”. Is. 45. 18. – grifo nosso – Portanto, cremos que entre o 1º e 2º versículos de Gênesis a um grande espaço de tempo. Onde houvera acontecimentos que a Bíblia não relata, porém, fica claro que era uma terra perfeita e habitada, não um caos.
Período de tempo esse que acreditamos a criação dos Dinossauros, que foram extintos com a destruição parcial da terra.
Contudo, como a terra tornou-se sem forma e vazia? Antes da criação d a terra Deus já havia criado os anjos, dentre eles “Lúcifer”. Jó 38. 1-7, um querubim ungido e perfeito até nele achar iniqüidade. Ez. 28. 12-17. Persuadindo possivelmente um terço dos anjos. Ap. 12. 4, travou uma grande luta contra o exército de Deus (pensamos numa primeira versão da batalha de Apocalipse 12. 7 – 9),  sendo lançado por terra. Is. 14. 12-15. E, possivelmente, ter causado a grande explosão que extinguiu a vida na terra.
Voltando às ciências naturais, uma matéria científica diz: cientistas de vários países descobriram a cicatriz do impacto de um meteorito, confirmando a teoria de que a extinção dos Dinossauros foi provocada por uma era glacial que durou milhões de anos depois de a terra ser atingida por um meteorito. (Revista Geology – 2004).
Portanto, observamos que não há conflito entre a Bíblia e a ciência quanto a destruição parcial da terra e a era glacial, pois, antes da reorganização da terra Gn. 1. 3 – 31, “o Espírito de Deus se movia sobre as faces das águas” Gn. 1. 2.
Marcos Brito Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário